Líder servidor: realidade gerencial ou marketing empresarial?

A filosofia e as práticas de liderança servidora se expressam de muitas formas e são aplicadas em muitos contextos. Liderança servidora é uma filosofia e um conjunto de práticas que enriquece as vidas dos indivíduos, constrói melhores organizações e, finalmente, cria um mundo mais justo e solidário. O líder servipeople-coffee-tea-meeting-largedor não abre mão do papel de líder, mas, em sua prática, ele serve primeiro e lidera depois.Essa pessoa é nitidamente diferente de alguém que é líder em primeiro lugar. O que tem foco em liderar objetiva tão somente o exercício e acúmulo de poder. As duas posturas, servir e liderar, são dois tipos extremos. Entre eles, há matizes e misturas que fazem parte da infinita variedade da natureza humana. O quanto isto é, de fato, aplicável ao cotidiano das empresas? Tal discussão é o objetivo desta palestra. Público alvo: líderes e gestores.

É possível conviver com os colegas de trabalho sem vontade de matá-los?

Qual o custo pessoal e profissional dos conflitos no trabalho? Os conflitos, para alguns, podem até incentivar a equipe a encontrar soluções melhores e mais criativas para os problemas, enquanto para outros termina por retardar a equipe, deixandhands-people-woman-meeting-largeo os resultados aquém do desejável, quando não redundam em desempenho medíocre, na melhor das hipóteses. O acúmulo de conflitos não resolvidos tem um efeito negativo sobre a produtividade, a boa tomada de decisão, bem como a retenção de talentos. No serviço público, o funcionário troca de setor ou faz outro concurso. Muitos dos conflitos envolvem desacordos sobre questões relacionadas à tarefa, a membros da equipe. O objetivo deste seminário é lidar com os conflitos pessoais entre os membros e suas consequências na vida de cada um. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.

As novas exigências e papeis do líder: na realidade contemporânea

A dinâmica das sociedades sempre muda e, com ela, os papéis que ocupamos no cotidiano das organizações. O líder tem uma profunda importância na gestão de pessoas, na capacitação do capital humano, objetivando reter talentos, despertar a maturidade no indivíduo. A má gestão da liderança acarreta insucesso dos objetivos, a fman-871960_960_720alha no alcance das metas e, consequentemente, o fracasso da equipe. Existe atualmente uma nova tônica no papel do líder. Ele deve ser proativo, inspirador e competente, enfatizando as vantagens do trabalho em equipe, incentivando a integração entre os membros do grupo como forma de promover e alcançar metas e resultados. Para tanto, nos dias de hoje, a liderança tem de ser objetiva e assertiva na relação com os liderados. O bom clima no trabalho e funcionários satisfeitos implicará positivamente os resultados da organização. Público alvo: líderes e gestores.

 

Temas polêmicos: como abordá-los na empresa

Uma controvérsia (do latim controvérsia) é uma discussão, disputa ou polêmica referente a uma ação, proposta ou questão sobre a qual muitos divergem. (HOUAISS, 2004). As controvérsias podem variar em intensidade, indo desde disputas privadaworkplace-1245776_960_720s até desentendimentos em larga escala entre grupos na sociedade. Áreas perenes de controvérsia incluem religião, sexualidade, valores, moral, política, temas complexos de serem abordados diretamente no ambiente corporativo, sobretudo quando percebe-se o potencial conflitivo de tais temas. Como não ignorá-los, fugir deles, mas abordá-los de forma instigante e verdadeira na empresa? São essas as questões abordadas na palestra. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.